segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Esta pronto para o futuro?


Todos nós já paramos pelo menos uma vez para pensar sobre o futuro, principalmente os adolescentes que assim como eu na maioria das vezes não sabemos o queremos. Quando pequenos gostaríamos de ser super heróis ou viver momentos em um conto de fadas já nos satisfaria. Quando chegamos na pré-adolescência nem ligamos muito para isso, estamos mas preocupados em descobrimentos e pagar micos e quando chegamos enfim a este ponto de enfim decisão, refletimos, o que realmente nós queremos da vida?

Muita gente acha que é aborrecimento a toa, pensar sobre isso. Mas a vida passa e as oportunidades também, então que tal pararmos um pouco e tentar nos decifrar? Cada decisão nossa é um passo para frente ou dois para trás, cada escolha pode afetar devagar ou imediatamente o nosso futuro, nos trazendo bons ou maus frutos. É uma decisão difícil, ninguém nunca nos disse que seria fácil. Então como eu estou passando por isso, e sei que muitos leitores do blog também estão, eu vou postar dicas e profissões, vai que você se identifica com alguma?


Trace seu futuro!

Primeiramente é fundamental que você organize-se. Se você quer ser um engenheiro ou algo do tipo nunca vai conseguir passar em alguma prova se a sua vida for uma desorganização, estudos deixados pro lado, festas e brincadeiras em primeiro lugar na sua lista de prioridades. Coloque horários, deixe 2 das suas 24 horas para estudar ou revisar algum assunto no qual você não entendeu.

Converse com seus colegas, professores e familiares. Procure na internet sobre as profissões nas quais você mais se identifica, sobre empresas que estão perto de você e sobre o que você tem que trilhar para poder alcançar este emprego.


Ta em dúvida?

Anote num caderninho seus defeitos e qualidades, suas preferências, suas matérias prediletas, e tente traçar a partir daí uma profissão na qual você se encaixa.

Teste vocacionais também muitas vezes podem ajudar. Existem vários testes vocacionais espalhados pela internet, e você também pode busca-los com um profissional, um psicólogo.

Por hoje é só, mais dicas nos próximos posts!

Gostou das dicas? Conte pra gente!
Sigam o blog!

Nenhum comentário: